quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Soneto de fidelidade - Vinicius de Moraes


         





De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.




Este é um texto lírico em verso, ou seja, nele predomina a expressão do eu. Expressando seus sentimentos, emoções e desejos esse "eu" projeta seu mundo interior. Este texto lírico em verso não apresenta um relato de ações encadeadas no tempo, nem nos conta uma história. É uma espécie de monólogo onde o principal objetivo do poeta é falar de seu mundo interior. manifestação do individualismo e criação de um eu que expressa sentimentos íntimos. Esta poesia intimista, pessoal, voltada para o amor físico com linguagem ao mesmo tempo realista, coloquial e lírica é característica de Vinicius de Moraes.

7 comentários:

  1. Talvez seja este o poema ao qual eu mais me identifico.
    Gosto muito deste poema, mas como não sou bom nessas análises é sempre bom estar atento.
    Parabéns Evans, ótima postagem e otimo blog :)

    ResponderExcluir
  2. *Moraes...

    Boa análise, meu amigo... eu complementaria dizendo que ele trata os sentimentos na intensidade em que se manifesta. E que triste ou feliz, o amor é válido dentro do seu próprio tempo. Não façamos do amor algo que se deve durar pra sempre (enquanto casal, eu diria), mas que o vivamos plenamente no momento em que ele é verdadeiro em nós...

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Muito bacana a postagem! Vinicius é muito bom.
    Abraços,
    Lu Oliveira
    www.luoliveiraoficial.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! Vinicius é muito bom mesmo. Acompanhe minhas postagens, curto muito literatura. Abraço :)

      Excluir
  4. Ola, muito obrigado pelos elogios :D
    Sempre me esforço bastante em minhas postagens, e que bom que gosta.
    Não conheço sobre rastreador de carros, se soubesse lhe ajudava, desculpe a ignorância rs
    Abraço!

    ResponderExcluir